O ofício da luz

 

 

Não me lembro de todos os professores que tive, talvez nem de metade. Contudo, lembro-me bem do meu primeiro professor da escola primária, o professor Madeira. E dos outros dois, a professora Banha Oliveira – da 2.ª e 3.ª classe, que organizou um coro e nos ensinou a cantar – e do professor Carapito que nos conduziu ao temível exame da 4.ª classe (apercebo-me agora que nunca soube os seus nomes próprios). Lembro-me de muitos outros ao longo dos anos, principalmente dos melhores, daqueles que mais me marcaram. E lembro-me com gratidão.

E é por isso que me custa perceber porque é que os professores são tão mal tratados neste país e a escola tem vindo a ser palco - há cerca de quarenta anos, desde o Veiga Simão - das mais mirabolantes experiências dignas de qualquer cientista louco. Reformas e contra reformas a um ritmo de montanha russa, o que era válido ontem está hoje obsoleto, mas já terá validade amanhã…. E depois, há outra coisa que não entendo: porque é que têm, quase sempre, os piores ministros? E pior, o que foi que fizeram para terem como castigo esta ministra, com a sua clownesca parelha de secretários de estado? Nunca se viu gente tão autista, arrogante e incompetente a fingir que sabe o que está a fazer (e bem temos tido a nossa conta dessa gente, alguns agora até estão em tribunal).
Bom, deixa-me cá tentar lembrar do nome de mais alguns: o padre Águeda, fantástico professor de Francês e Música; a professora de Português no complementar, ai, como é que se chama? a professora Vitória Comenda, de História; o professor Magalhães Godinho; o... sou mesmo mau para nomes… a Rosa Perez… a Manuela Fazenda…

[E clikes para aqui? Os quatro primeiros são meus, os outros, são para quem for mais rápido (e aposto que alguém vai escolher um que eu cá sei).]
clik1     clik2     clik3     clik4    clik da Micha    clik da Clarice   2ºclik da Clarice    clik do Chapa    clik da Roserouge  

19 comentários:

Micha disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Kxw9BIUcv58

Clarice disse...

Sugiro "sem eira nem beira" dos Xutos, não colei aqui o clik, sorry... não encontro um em condições...:(

E mais...
http://www.youtube.com/watch?v=LUASiDg-kg4

Lini Hdz disse...

love your job!!! great pics!!!

the dear Zé disse...

Meninas, jálátão. Obrigado.

Lini, bienvenida e gracias por el enlaze.

Chenfy disse...

buena composición y muy buenas las sombrras
salu2

Chapa disse...

Clássico.
http://www.youtube.com/watch?v=2_3LVh48J_g

Angel Corrochano disse...

Bonito recuerdo, amigo. Y buena reflexión. Yo también me pregunto lo mismo, en manos de que descerebrados tenemos el sistema educativo????.
En España, lo que llevo observando en los últimos 20 años, es como el sistema educativo se le está vaciando de contenido, cada vez es más especializado y con un nivel más bajo. Realmente penosos. Yo sinceramente creo que se está buscando la mejor combinación para general inútiles sociales incapaces de analizar y buscar respuestas a los conflictos .... no vaya a ser que la gente les de por intentar cambiar el Estatus Quo y la jodamos ;-))

Una foto genial, me encantan esas sombras y el blanco y negro.

un abrazo

Clarice disse...

comqueentão eu agora sou Ana Barata nos cliks?!:)

kiko esperilla disse...

Creo que tu lamento es un mal generalizado. En este país llevamos no se cuantos experimentos educativos y siempre a peor. A lo mejor es por lo que dice Ángel e interesa educar estupidos. Me uno a tu homenaje a la figura del "MAESTRO" y me gustaria recordar a D. Gonzalo que me abrió las puertas de la literatura a D. Antonio que me hizo amar los misterios insondables de la biología, a ..... Un abrazo.
La foto fantástica con el juego de luces y sombras.

roserouge disse...

School dos Supertramp.
Texto magnífico. Também não entendo o que se passa nas escolas hoje em dia. Fico horrorizada.

the dear Zé disse...

Ui, devo uma grande, enorme desculpa à Clarice, o erro já está reparado, mas a asneira e irreparavel. Podia dizer que era tarde e estava cansado mas foi mesmo indesculpável. Ainda assim, volto a pedir desculpa.
Não te zangues.

Clarice disse...

"Tá Perdoado!":)
*uma das canções da Maria Rita que mais gosto!

Unknown disse...

Uma imagem de mestre da escola!

ana barata disse...

A fotografia é magnífica (mais uma) e o texto eloquente e pertinente.
Também ainda me lembro muito bem da minha professora da 3ª e 4ª, ao seu rigor e exigência devo (tenho hoje a certeza) o meu sucesso escolar posterior. Mais tarde, tive outros professores que ainda hoje recordo, como o stor Casanova, cujas aulas sobre a Revolução Francesa no 9ºano foram responsáveis pela minha escolha pelo curso de História. A degradação e a desautorização que os professores têm sido vítimas nos últimos anos, o facilitismo instalado por causa da lei dos números atingiram o seu auge com et equipa ministerial. Até quando?

Então, andas a confundir-me?

Beijo

XuanRata disse...

Luces y sombras, en un mundo que cambia a gran velocidad los sistemas educativos van dando palos de ciego, y al final siempre son los maestros quienes guían cada día, como se ha hecho siempre.

AB disse...

I have no idea where the light came from but it has made for a perfect photo.

Silvares disse...

Bof! (como diria o Achille Tallon)

cristina disse...

... ardente

Yanneck disse...

MUITO BOA...