Autobahn


1990. Foi há oito meses.
Helmstedt, fronteira entre as duas Alemanhas. Pedem-nos o passaporte e deixam-nos entrar sem problemas. Já não são necessários vistos nem autorizações especiais. A autoestrada parece um túnel, rodeada de redes muito altas bordadas a arame farpado. A intervalos regulares, torres com metralhadoras, agora abandonadas. A rede acompanha ciosamente todo o percurso. Paro numa bomba de gasolina para um café. Não há café mas há a rede que envolve a estação de serviço, torres com metralhadoras a cada canto, agora abandonadas. Na autoestrada ultrapasso facilmente Trabants que se arrastam ruidosos e fumarentos. Reparo que muitos vão esmagados com o peso de electrodomésticos, frigoríficos e máquinas de lavar roupa, que transportam à cabeça. Há também muitos camiões e carros com matrículas da Alemanha Federal. Seguimos todos na mesma direcção: Berlim.

clik1    clik2    clik3     clik4     clikRuimnm     clikPC     clikChapa     2ºclikChapa     clikRaq     clikCristina     clikMicha  

15 comentários:

the dear Zé disse...

Estas fotografias são digitalizações de diapositivos que se encontram em muito mau estado. As cores alteradas, a maioria está magenta, outros muito escuros e alguns borrados.
Este e os próximos são os que eu consegui tornar mais apresntáveis a cores. Há sempre o truque de passar tudo a preto e branco (como está no post de Fevereiro "O fim da utopia") mas preferi optar pela cor, mesmo debutada, como nos velhos filmes em super8.
É como se acentuasse as marcas do tempo. Espero que gostem.

Gabiprog disse...

Las metralletas del totalitarismo siempre apunta hacía fuera.

Adelante con esta recuperacion de imagenes.

:)

kiko esperilla disse...

Los tonos y la luz crean el ambiente opresivo y axfixiante de la época. Caen algunos muros, se levantan otros, algunos visibles y rotundos, de hormigón armado. Otros más intangibles y peligrosos. Nos tienden alambradas por doquier para estabularnos, eso si, en régimen extensivo y con sensación de libertad tutelada, como al ganado. Sin embargo hay otras alambradas aún peor y mas difíciles de saltar: las que nos ponemos a nosotros mismos.
Es duro dejarse jirones en ellas para descubrir que esconde cada recodo del camino.
Salud Caçador

Angel Corrochano disse...

Escalofriante. Como de otro mundo ... y realmente sucedía tan sólo hace unos pocos años, aquí muy cerca, como tantas otras (Irlanda, Armenia, Bosnia, ... y las lejanas).
La fotografía refleja muy bien la angustia del relato. Muchas veces la imperfección es la mejor manera de contar historias, nos acerca al reportaje con la desnudez de la impronta. Muy gráfica
Un abrazo

Unknown disse...

Ainda é cedo para ouvirmos Pink Floyd...

Portanto: http://www.youtube.com/watch?v=d-BLoI-0aFc

Estou ansioso para fazer esta viagem! Que privilégio o teu!

fotosbrujas disse...

de esta instanteanea me quedo con el aire vintage
me gustó eso es como un virado antiguo

Merce disse...

Estupenda,a min gustanme estas cores entre raidas, desgastadas ou vellas, pero cores, a ademais asi descrita ainda me produce escalofrios.

Biquiños :)

PC disse...

Uma sugestão... e não é francesa!

http://www.youtube.com/watch?v=zh7K5TBtvj8

Chapa disse...

O que continuamos a precisar, é do tal vento de mudança.
http://www.youtube.com/watch?v=R2Eyao-2KWo

Chapa disse...

A queda de um único muro há 20 anos, não marcou o fim dos mesmos. A vergonha dos muros da vergonha continua cada vez mais presente.
http://www.youtube.com/watch?v=I4dsswa_5j8

ana barata disse...

Continuamos a erguer muros, uns mais visíveis do que outros. Mas todos continuam a envergonhar-nos (a uns mais do que a outros, infelizmente).

A imagem está óptima, apesar da passagem do tempo. Mais do que a qualidade, interessa o registo do momento, do que o teu olhar captou.
Venham mais!

beijo

Raq disse...

Hoje a escolha foi particularmente difícil...
http://www.youtube.com/watch?v=iYufUo_Dk78&feature=related

cristina disse...

queria uma sugestão do filme anterior a este (que continua a ser uma beleza, sobre Berlim - Asas do Desejo), mas não encontrei o click certo. então sugiro este, que já é da "nova" era :-)

http://www.youtube.com/watch?v=2S3U_lHWR9M&feature=related

Micha disse...

a foto e' belissima e gosto muito do resultado das cores.

http://www.youtube.com/watch?v=Kehu8QBHCCk

the dear Zé disse...

Excelentes as vossas sugestões!

Vielen Dank, meine Freunde.