desabitação




Esta fotografia é de um projecto em que ando envolvido. Desabitação. Fotografar lugares desabitados, locais abandonados, casas vazias, fábricas mudas, comércios encerrados. Espaços perdidos... Um país em ruínas. Recentes. Não se trata de castelos ou vestígios arqueológicos com séculos. O tempo é o passado muito recente, o próprio presente. É ver o estado de abandono a que este país chegou mesmo à nossa porta. As razões são várias: morte de proprietários, partilhas mal resolvidas, deslocalização de indústrias para países com salários ainda mais baixos que os nossos, políticas de habitação, legislação autárquica deficiente, falências. Falências e mais falências. O triunfo das políticas liberais dos últimos anos e governos…

Desabitação é um projecto que procura dar-se a ver em espaço público, pendurado algures numa parede que o acolha. Até lá, criámos uma página no facebook que vos convido a visitar, e mais, a participar com fotos vossas (nem ligações, nem sacadas da net). 

clik1    clik2    clik3    clikChapa    clikCybeRider    clikRemus   clikSusanne   

8 comentários:

Chapa disse...

O cheirinho já não é de alecrim, mas é esta a imagem de milhares de casas portuguesas. http://youtu.be/RU-Z0SiQKgU

CybeRider disse...

Sinais de uma continuação interrompida.

https://www.youtube.com/watch?v=-yffYgrWsVI

Abraço

Remus disse...

Nunca me "deu" para entrar nestes lugares "perdidos no tempo". Apesar de saber que estão abandonados, ao fazê-lo, sinto que estou a invadir a vida ou a privacidade de alguém.
Enfim... Pancas minhas.
:-)

https://www.youtube.com/watch?v=ZE_V0g9q4g0

Clarice disse...

São para mim uma tentação, estes lugares perdidos... onde ao entrar sinto sempre a presença de quem de nunca lá saiu.. pelo rasto que deixa, visível aos nosso olhos...

ganda pinta de fotografia :) senhor Caçador ...

Susanne disse...

abandoned home.....a big sadness

when I look at this photo
I think of the remnants of a war
man of the family who died in the war
it is a very sad view

beijos dear

Susanne disse...

https://www.youtube.com/watch?v=mF3DCa4TbD0

S disse...

Já visitei. Parabéns pela foto, triste mas bonita!
Um beijinho

ana barata disse...

Os lugares assim, desabitados, em ruína tem são simultaneamente belos e tristes, Evocam estórias de vidas, estão cheios de memórias, sons, cheiros... Não são fáceis de registar,
Beijos