“Manual de pintura e caligrafia”


Mas também poderia ser: Ensaio sobre a estupidez.

O escritor morreu. Não me interessa nada a conversa mesquinha, em que somos pródigos, sobre o homem e as sua polémicas. Não me interessa nada a conversa da treta sobre o escritor, se é o melhor, o segundo ou o terceiro; a literatura não é, pasmem alguns, um campeonato, de futebol ou outra coisa qualquer. O escritor era, é, será sempre, uma figura maior da literatura portuguesa. Ou melhor, da Literatura. Por cá nem toda a gente percebe isto. O Cavaco e Silva não virá ao funeral do escritor. O sr. Silva, homem pequenino e boçal, não faz falta nenhuma na cerimónia, mas o presidente da República tem a obrigação de prestar honras de Estado ao escritor. Por ser laureado, pelo prestígio internacional que tem, por ter projectado a língua portuguesa como nunca antes dele aconteceu. O Cavaco, "génio da banalidade", não percebeu nada disto. Que se lixe. O escritor continua aí, connosco, em cada página escrita. O homem, que descanse em paz.

O que vos peço desta vez, se quiserem, é clikes de despedida/homenagem ao José Saramago. E obrigado. Beijos e/ou abraços.

clikCristina    clik1    clik2    clik3    clik4    clik5    clikAnaBarata    clikCybeRider    clikChapa    clikAnaC    clikClarice    clikRaq      

29 comentários:

Anónimo disse...

Longe de mim estar a defender o Sr. Silva, ou outro qualquer. Mas pergunto, porque é que o PR deveria ir ao funeral? Não é para familiares e amigos?
E se fosse e Rosa Lobato Faria, que não ganhou nenhum Nobel, deveria ir?
E se fosse aquele tipo que mora na minha terra e escreve muito bem?
E se fosse aquele gajo que bebe uns copos e canta fado no café lá da rua à sexta-feira à noite?
Percebes? O que eu pretendo saber é onde está a fronteira. O limite da importância abaixo da qual o PR não precisa de se incomodar em ir ao funeral. Espero que ele não vá ao meu... :)

ana barata disse...

A obra fica, para nós a lermos, para nos fazer pensar. Num país que apenas se mobiliza para o futebol, que apenas coloca bandeiras nas janelas por causa do futebol, esperar o quê?
Sugestão da minha homenagem ao escritor:http://www.youtube.com/watch?v=Vd3GBaZNtAw
Beijo

ana barata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Uma folha pautada à espera das letras que alguém irá desenhar.

Podemos não concordar, mas de falta de coerência politica não se pode acusar, assim como quem entre Coreia do Norte vs. Brasil não tem preferência.

Anónimo disse...

Não me interpretem mal. Não vejo futebol. Não percebo nada de futebol e abomino futebol.
Vai ao funeral quem quer e lhe apetece. Agora quem vai também não deve andar à procura de quem não vai. Isso seria muito mesquinho e interrogar-me-ia sobre os verdadeiros motivos dessa pessoa ir.
Vamos ao casamentos daqueles que nos são queridos. e funerais também, mas neste último caso não temos convite...

José Manuel Vilhena disse...

Quanto ao Silva&Cª está dito.
Mas se cada vez que se irrita põe fotografias assim,é pá, irrite-se mais vezes...motivos não lhe irão faltar...
A fotografia é....bem,acho que já disse.Rigorosamente bela.
um abraço

CybeRider disse...

Só os artistas compreendem os artistas.

Eu, que obviamente não os compreendo, digo que: há os que fazem e há os que contam, há os que fazem e contam, há os que contarão sempre pelo que fazem, há aqueles com quem podemos contar; e há os que não contam para coisa nenhuma.

O nosso timoneiro pertence-me, por demasiadas vezes, a esta última categoria, talvez por falta de engenho.

Pensei na marcha fúnebre (terceiro movimento da sonata nº 2 para piano em si bemol menor, op. 35) de Chopin. Seria injusto.

Felizmente alguém fez algo por um dos seus, há muitos anos, como eu gostaria que se fizesse um dia por mim, mas para isso eu deveria ter de ter feito algo de valioso por alguém. Talvez o tal timoneiro só visse nisto uma palhaçada. Os artistas terão visto de outra forma:

http://www.youtube.com/watch?v=csxGv1pNuXM

Abraço

Adelino Marques disse...

Excelente fotografia Caçador....excelente.

Quem se lembrará do Silva...esqueçamos o Silva!

El Pinto disse...

Lo curioso siempre es llamativo.
Saluds

ci disse...

bela fotografia para quem nos fica na memória sem qualquer espçao para dúvidas; outros porém dissipam-se, desaparecem completamente quanto muito acompanhados por um suspiro de alívio por nos vermos livres deles. bjs

cristina disse...

"O talento de cada um vem da terra: é algo sagrado, tal como a peste, que também vem da terra." Poderia ser também assim, para o José Saramago. Uma homenagem muito bela, por si só, mas também porque és tu, profundamente, o teu melhor.
Deixa-nos a terra lavrada, fecunda herança, para defender do lixo e do ruído. Para proteger, cuidar, fazer crescer "a flor mais grande do mundo".

alfonso disse...


Una gran fotografía para recordar a un gran hombre.
Quedará en nuestro recuerdo

abraço

CR & LMA
________________________________

Chapa disse...

Que se lixe o Sr.Silva! Saramago dispensava a presença desse atrasado mental.
Adeus Saramago, continuaremos a ler-te.
http://www.youtube.com/watch?v=bNcl0L7eJUY

the dear Zé disse...

Hugo, bem vindo aqui aos comentários.
Eu também acho que um funeral é para familiares e amigos, e como tal o Cavaco não faz lá falta nenhuma e provavelmente nem o Saramago o queria lá. A questão é o peso institucional que ele tem graças, principalmente, ao Nobel. (E não interessa para aqui se o prémio é mais ou menos merecido se outros o mereciam mais ou não. Ou a eterna história que o Borges nunca ganhou nenhum.) O prémio e a projecção internacional (para além, é claro, da qualidade da sua escrita)que lhe davam um estatuto que nenhuma Rosa Lobato ou gajo que canta o fado tinham. E esse reconhecimento não é só ao homem, é sobretudo à literatura e cultura portuguesas que tão mal tratadas têm sido por estes governos de eminências pardas, com o Silva, justamente, à cabeça.
É só isso.

PC disse...

Nem mais, Caçador!

Grande fotografia! Grande texto!

Bjs

alterdom disse...

Photo zenissime!

ma grande folle de soeur disse...

Right.

Anónimo disse...

Obrigado Caçador, Sou grande apreciador das tuas fotografias e farei o possível por ir ao teu funeral! :)
Tens toda a razão, apenas acho que não deve ser feita tempestade num copo de água por causa desta ausência.
A ausência notou-se enquanto vivo, principalmente antes de receber o Nobel.
Da mesma forma as selecções de Judo, Hóquei, etc. não têm os mesmos apoios nem a mesma visibilidade que o futebol.
Vamos fazer com que todas as artes tenham mais visibilidade e ocupem um espaço na sociedade e vamo-nos deixar de mesquinhices e reparar que está ou quem faltou.
A propósito, viram o vestido da outra...

Anónimo disse...

Seguro que esta foto, a Saramago le hubiera gustado, obrigado Saramago, obrigado.
saludos
Kpax

Filipa Júlio disse...

parece mesmo daqueles cadernos de duas linhas, para domar as caligrafias mais ferozes : )
verdadeiramente espectacular, a foto !

Clarice disse...

os livros serão eternos nas mãos de quem os cuidar... cuida-se tão pouco da cultura... é uma falta de Educação muito grande!

*gosto destas linhas... muito bonitas...gosto muito!!

Clarice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana C. disse...

Um poema de Saramago, musicado e cantado por Manuel Freire.

http://www.youtube.com/watch?v=XC99sr-RXTk&feature=youtube_gdata

Clarice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clarice disse...

Espero que gostes para aqui. Eu acho-a linda....é quando se diz adeus serenamente... é quando as coisas escolhem ficar em nós e nós escolhemos também que fiquem, mesmo que partam...

http://www.youtube.com/watch?v=tOyG3xbZ3Qc&feature=related

beijo, Caçador!

Gabiprog disse...

Surco a surco, trazos de vida, lugar para pensar.

the dear Zé disse...

Obrigado a todos e todas pelos vossos comentários e clikes, que , curiosamente me parecem poucos, dado o tema da coisa, enfim...

E já agora acrescento, correndo o risco de me repetir, que o presidente da Assembleia da Republica, o gelatinoso Jaime Gama, também não pôs lá os pés.
O senhor é o nº2 do protocolo do Estado, e o representante dos deputados eleitos pelos portugueses, o que é como quem diz que os eleitos pelos portugueses se estão a cagar para as coisas das letras e cultura que, de algum modo, o funeral também representou.
Se calhar isso até expressa, de facto os verdadeiros sentimentos do povo português em relação às coisas das letras e artes e isso...
E Portugal ganhou à Coreia, por isso está tudo bem.

Clarice disse...

GOOOOOOLLLLLLLLLOOOOOOOOOOO!!! O resto está parado Caçador, não vês? é este o país que temos. Tudo a andar em carneirada e tudo muito contente, ora bem! Pobres (in)felizes!

Raq disse...

Não queria deixar de contribuir...
http://www.youtube.com/watch?v=rCxssrxS_Fc
bjs